• Lucas Costa

O poder dos espaços e do conforto no trabalho

Atualizado: Mar 31


Espaço de trabalho iluminado


Se você já trabalhou em um lugar apertado, abafado, pequeno ou a soma de todos eles, deve saber o quão desmotivante e entediante pode ser. O fato é que muitas pessoas podem entrar em um ritmo de trabalho cansativo e estar em uma gondola ou em qual quer outro espaço apertado pode interferir diretamente na produtividade e criatividade.

Por esse motivo muitas empresas tem investido em espaços com o conceito aberto e com o espírito de coworking.


Conforto e bem-estar


Conforto e bem-estar andam sempre juntos e nada melhor do que se sentir bem, por esse motivo investir tempo buscando formas de melhorar a postura conforto e promover um ambiente agradável para você e para o seu time é fundamental para o sucesso, evitando lesões no futuro e garantindo um ambiente mais harmonioso.


Aqui no Brasil temos normas regulamentadoras para que empresas se adequem e atendam a sua equipe de forma satisfatória e minimamente descente, como a NR 24 sobre condições de higiene e conforto no trabalho.


De acordo com a pesquisa da Future Workplace, a perda de tempo de trabalho devido ao desconforto dos funcionários é um dos principais prejuízos de uma organização que permanece, em grande parte, não mensurado. Extrapolando os resultados da pesquisa, uma empresa com 10.000 trabalhadores poderia perder mais de US$ 34 milhões por ano em produtividade devido à falta de bem-estar no local de trabalho físico. Outra pesquisa constatou que os funcionários que estão satisfeitos com seus ambientes de trabalho são 16% mais produtivos, 18% mais propensos a permanecer e 30% mais atraídos por sua empresa do que pelos concorrentes. Dois terços dos entrevistados disseram que um local de trabalho focado em sua saúde e bem-estar os tornaria mais propensos a aceitar um novo emprego ou manter o emprego que possuem. O que realmente importa?


Uma matéria publicada pela Bear or Coffee os principais fatores que promovem conforto ou desconforto nos seus ambientes de trabalho são:

1. QUALIDADE DO AR

  • Apenas um em cada quatro funcionários afirma que a qualidade do ar em seu escritório é ideal para que eles façam seu melhor trabalho;

  • 45% dizem que suas empresas podem melhorar seu bem-estar fornecendo ar de qualidade fresco e sem alérgenos;

  • Quase 50% dos funcionários afirma que com a má qualidade do ar eles ficam mais sonolentos durante o dia de trabalho;

  • Quase 1/3 tem prurido, olhos lacrimejantes ou sentem a garganta irritada no trabalho; 85% dizem que a qualidade do ar em casa ou no exterior é melhor do que no trabalho.

2. LUZ NATURAL

  • Quase 40% acham que suas empresas devem fornecer acesso a varandas ao ar livre. Frequentemente janelas ou paredes de vidro são cobertos por persianas e cortinas;

  • Um em cada três considera o acesso à luz confortável (intensidade e cor) como importante para sua saúde diária.




3. TEMPERATURA CONFORTÁVEL

  • Apenas um em cada três funcionários afirma que a temperatura do escritório é ideal para fazer o seu melhor trabalho;

  • 1/3 dos entrevistados dizem que está continuamente muito quente ou muito frio nos escritórios;

  • Quase metade quer que suas empresas forneçam um escritório mais confortável — nem muito quente nem muito frio.

4. ACÚSTICA E NÍVEL DE RUÍDO

  • Quase metade é distraída pelas conversas dos colegas de trabalho;

  • Mais de um terço diz que sons como telefones tocando, pessoas digitando nos teclados e os sistemas de aquecimento e refrigeração afetam sua concentração no trabalho;

  • 37% querem que sua empresa crie um ambiente com baixos níveis de ruído e privacidade sonora.



Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais e com os seus amigos!

#Trabalhar #Trabalho #Espaço #conforto

22 visualizações

©2020 por Media Coast.