• Lucas Costa

Os princípios de Marketing utilizados pelas grandes empresas

Atualizado: Abr 14






O Marketing é a ferramenta vital para lançar produtos e serviços no mercado, que serve como uma guia para as empresas criarem um vínculo especial com os seus clientes. Quando um comercial permanece fixo em sua mente por meses, anos ou até mesmo décadas é você consegue perceber como a o estudo do mercado e de como influenciar as pessoas é incrível.

Publicidades de grandes empresas como: Coca-Cola, McDonald’s Ford, Netflix, Globo, Disney, Harley-Davidson. São exemplos de como a comunicação com o cliente é de vital importância para o sucesso, criar um vínculo e desenvolver soluções para atender a dor do cliente exige um trabalho de conexão, não basta apenas criar um produto e lançá-lo no mercado, é preciso entender muito bem o consumidor.

Utilizando as principais ferramentas para entregar os produtos para o grupo de clientes certos as empresas utilizam de mecanismos para atingir os melhores resultados.

Segmentação

Não é novidade que os bens e serviços nem sempre satisfarão a todos os consumidores, por isso que entender o público-alvo do negócio é importante. Nem todos gostam do mesmo automóvel, roupas, músicas, filmes, restaurantes. Portanto tudo começa com a segmentação, definir quais são os grupos de consumidores que vão preferir por determinado tipo de bem ou serviço ou que exigem determinadas características será de grande valor na hora de enquadrar a solução no mercado. Essa análise desde quê seja feita adequadamente faz com que as necessidades geradas por um determinado problema sejam solucionadas.




Necessidades desejos e demandas

As necessidades são exigências humanas básicas, como por exemplo: comida, água, roupas, abrigo, ar, e até mesmo diversão e entretenimento, as necessidades são tudo aquilo em que a pessoa humana precisa para sobreviver.


Necessidades de Maslow

As necessidades passam a ser desejos quando estão atrelados a algum objeto que lhe possa suprir, como por exemplo alguém que sente sede de refrigerante, fome de pizza o que precisa se vestir com roupas esportivas.

Demandas são desejos por bens de consumo específicos, em que o consumidor possa pagar. Muitas pessoas sentem fome, mas não é qualquer fome, é fome de “Méqui” (McDonald’s).





Produto ou oferta

Os desejos e necessidades são atendidos pelo produto ou serviço em questão. Sendo assim, um produto é qualquer oferta que possa satisfazer as necessidades ou desejos.

As ofertas podem ser: bens, serviços, eventos, lugares, experiências, ideias ou informações.

Uma marca se torna uma oferta quando já estabelecida consegue criar associação na mente do consumidor. Um bom exemplo disso é a cede de “Coca” (Coca-Cola).




Valor e Satisfação

Os produtos gerados pelas organizações só têm sucesso quando conseguem proporcionar valor e satisfação ao comprador.

Muitas pessoas pesquisam entre diversas ofertas antes de comprar, escolhendo entre o quê vai trazer maior valor. Escolhendo os melhores benefícios em relação aos custos que terão a pagar.

Benefícios podem ser de usabilidade, ou de natureza prática ou podem ser emocionais. Já os custos podem ser monetários, de tempo, psicológicos e de energia.

Conflitos com o Marketing

Para muitas pessoas acusam o marketing de “criar necessidades” ou de “fazer as pessoas comprarem” de forma compulsiva, porém não é possível criar uma necessidade, pois as necessidades já existiam antes da ação do marketing. No entanto, as pessoas adquirem produtos ou serviços de acordo com as influências externas, sendo elas sociais ou transmitidas através de algum veículo de mídia. Os profissionais de marketing influenciam desejos pré-existentes, com o foco em atender necessidades, como por exemplo a aceitação social, ou necessidade emocional.

Mix de Marketing

Para uma empresa oferecer um determinado produto ou serviço ela deve se valer de fermentas extremamente importantes, chamadas de mix de marketing, proposto por McCarthy conhecidas como os 4Ps.

Produto: Todas as características relacionadas a esse produto, sua embalagem, os serviços, garantias, devoluções, design, variedade e qualidade.

Preço: Envolve o custo para o cliente, possíveis descontos, prazos de pagamento e condições de financiamento.

Promoção: A promoção envolve as formas de divulgação e de como esse produto será oferecido ao público, a força das vendas, a relação com o público, a publicidade e as promoções de vendas.

Praça: O local onde o produto estará disponível, seu estoque, transporte e disponibilidade.




#Negócios #Marketing

16 visualizações

©2020 por Media Coast.