• Lucas Costa

Saiba como enfrentar momentos de crise!

Atualizado: Abr 1




Mais uma crise está assolando o mundo, o novo coronavírus tem causado impactos na vida das pessoas através da quarentena e isolamento social, muitos governos têm buscado as melhores formas para minimizar os impactos na qualidade de vida e impactos financeiros para a população e para os negócios. E se você não sabe como reagir a essa crise, vou explicar tudo para você se manter firme em meio a turbulência e o mar de certezas iminente.


Mas o que significa crise?

Toda crise é um momento de mudança súbita, para a Economia é considerado um grave desequilíbrio entre a produção e o consumo, acarretando alterações nos preços e/ou nas moedas, gerando uma onda de falências, desemprego.

Sendo assim uma fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa.

É também episódio desgastante, complicado, uma situação de tensão, disputa, conflito, um estado de incerteza, vacilação ou declínio.


Como passar por momentos de crise?


1 - Previsibilidade

Partindo do princípio em que a crise tem um momento de inicio e que na maior parte das vezes ela é previsível. Estar sempre informado é o pontapé inicial para não ser pego de surpresa. Não só em crises mundiais, mas em crises menores como: nos seus relacionamentos com as pessoas ao seu redor ou com os seus clientes.

Qual quer que seja a alteração pode gerar informação valiosa. Se for no relacionamento com pessoas, mudanças no humor e no comportamento podem indicar se problemas estão surgindo ou se estão sendo solucionados.

Já problemas no mercado são mais sutis porém se manter alerta é o melhor caminho para a tomada de decisão.

Tenha várias fontes de informação, manter-se antenado é a melhor forma de se aproveitar das características previsíveis de uma crise.

Analise as suas percepções, encare cada etapa e cada momento de transformação como uma forma de aprendizado. Permita-se aprender e de interpretar o mundo a sua volta.

2 - Finita

As crises têm começo, meio e fim. Em todos os momentos de nossas vidas a cautela é necessária para lidarmos com momentos difíceis que podem surgir. Partindo do ponto em que as crises tem um fatores previsíveis, saber a hora de investir, a hora de enfrentar e a hora de pular fora terá um papel fundamental para a sua saúde financeira e saúde emocional. Identificar qual é o seu limite com realismo e com frieza trará o benefício de escolhas bem mais assertivas.

3 - Ação

Não cometa o erro de cruzar os braços diante de um momento de crise, se as circunstancias estão mudando as regras do cenário ao seu redor, é necessário tomar uma atitude e verificar o real impacto dela sobre a sua vida, ou como seu negócio sofrerá com as mudanças.

A inercia pode ser interpretada como negligência, então mantenha-se alerta e faça algo antes da situação se tornar negativa. Mesmo que você pode não veja riscos imediatos, a preparação contra efeitos colaterais é ainda o melhor remédio.

Se na tomada de decisão não houver opções viáveis ou nem mesmo escolhas você não está enfrentando uma crise e sim uma tragédia e para as tragédias existem os seguros e demais medidas de proteção que devem ser feitas sempre antes que algo ruim aconteça, acidentes e coisas ruins acontecem constantemente, esteja sempre pronto.

4 - Rebanho

Fuja do pensamento de rebanho que acompanha cada momento de crise, lide com as sua crise do seu jeito. Nem todos são afetados de forma igual, não existem soluções infalíveis tipo receita de bolo.

Cada caso é um caso, por isso estude o seu caso e aplique a melhor solução, se for a mesma aplicada a todos os outros a sua volta bem, mas não se deixe influenciar pelo que todos estão fazendo.

Analise cada situação, entenda como as situações e cenários afetam você e seu negócio.

Não permita que tirem o seu bom-humor ou que quebrem o seu espírito, se as coisas estão turbulentas agir de cabeça quente pode ser desastroso. Pense rápido e esteja pronto para mudanças, se as regras do jogo mudam fique preparado para não sair dele.


Gostou das dicas? Espalhe para os seus amigos! Temos botões no nosso site para facilitar o compartilhamento nas redes sociais.


35 visualizações

©2020 por Media Coast.